O projeto Magellan 500, destaca que o projeto para um aeroporto em Santarém, prevê uma capacidade inicial de 10 milhões de passageiros por ano. Todavia foi salientado que o projeto prevê que dentro de aproximadamente 15 anos – ou provavelmente até mais cedo – 50 milhões de passageiros e dentro de 40 anos 100 milhões de passageiros.
Na apresentação do projeto Magellan 500 foi referido que a ideia é fazer uma construção faseada, começando com uma pista e capacidade de até 10 milhões de passageiros por ano, até chegar à última fase, que prevê a existência de três pistas e uma capacidade que pode ir além dos 100 milhões de passageiros por ano.
No que concerne aos tempos de acesso ao aeroporto, o Alfa Pendular dura 29 minutos entre Santarém e Lisboa, havendo ainda a existência da linha ferroviária do Norte e a autoestrada A1, o que permite, segundo os promotores colocar mais de quatro milhões de pessoas a pouco mais de uma hora.
O projeto Magellan 500 é de iniciativa privada, promovido fora da atual concessão da ANA Aeroportos.
Recorde-se que a Comissão Técnica que irá levar a cabo a avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa vai estudar cinco soluções, podendo ainda propor mais caso entenda.