De 30 de novembro a 2 de dezembro, o Palacio de Congresos de ExpoMeloneras (Gran Canaria), acolherá a I Convenção das Ilhas Turísticas Europeias.
O evento, organizado pelo governo das Ilhas Canárias em conjunto com a Associação de Investigação, Estudo e Excelência no Setor do Turismo nas Ilhas Canárias (Excelcan), pretende tornar-se um espaço para promover a colaboração, desenvolver projetos conjuntos e promover uma política comum de turismo nas ilhas e arquipélagos da Europa.
Pessoas, organizações e empresas das principais ilhas europeias, como Gozo (Malta); Chipre; Ilhas Baleares e Canárias, Creta (Grécia); Córsega, Martinica, Guadalupe e Reunião (França); Madeira e Açores (Portugal); Sardenha e Sicília (Itália) e outras ilhas da Croácia, Alemanha, Suécia, Dinamarca, Noruega e Estónia, vão estar presentes neste evento.
Refira-se, a propósito, que o fórum girará em torno de cinco áreas temáticas: ‘Ilhas Verdes Europeias sobre as Alterações Climáticas’, ‘Ilhas Europeias e Transição Digital’, ‘Dados e Pessoas’, ‘Rota Europeia de Transição para o Turismo’ e ‘Nova Política Europeia de Turismo’.
A convenção começará com apresentações que serão discutidas em mesas redondas após as quais serão tiradas conclusões até chegar a uma declaração conjunta.