Início noticias Air France sob a ameaça de greve de dois sindicatos

Air France sob a ameaça de greve de dois sindicatos

0

Os dois sindicatos da Air France, a UNAC e o SNGAF anunciaram que vão realizar uma greve para a época festiva do Natal/Fim de Ano, ou seja, entre 22 de dezembro e 02 de janeiro. Pelo menos é o que anuncia um documento dos sindicatos distribuído na passada terça-feira. Curiosamente, esta greve acontece num cenário de litígio laboral sobre o acordo coletivo de trabalho dos assistentes de bordo.

Refira-se também que, por parte da Air France não houve ainda qualquer reação à ameaça de greve que poderá afetar a época festiva, fundamental para o setor aéreo que ainda recupera da pandemia da covid-19.

No centro da discórdia está, segundo os sindicatos UNAC e SNGAF, a ausência de um contrato que prolongue o acordo coletivo de trabalho além do seu prazo de validade para dar tempo a negociações.

Na carta à direção da Air France, datada de 14 de novembro e disponível nos seus portais, UNAC e SNGAF pediram ainda uma solução contratual temporária para substituir o acordo coletivo de trabalho para o pessoal de cabine enquanto decorrem as negociações e que não sejam adotadas medidas unilaterais.