O facto de a TAP já o ter feito a totalidade dos reembolsos, e de boa-fé, incluindo a passageiros que legalmente não teriam direito ao reembolso, levou o Departamento de Transportes dos EUA (DoT) a reduzir a multa aplicada a cerca de 550.000 euros.
A multa inicialmente aplicada, devido a atrasos nos reembolsos a clientes por cancelamentos relacionados com a pandemia, no valor de 122 milhões, que a companhia aérea tinha já dado conta de ter pago na sua totalidade, era de um milhão de euros.
Sobre esta questão (e multa) a companhia aérea TAP explica que enquanto o nosso processo de reembolsos, na sua maioria manual, estava à altura da tarefa antes da pandemia, a nossa mão-de-obra reduzida em 90%, combinada com uma avalanche de pedidos de reembolso devido à covid-19, significou que não fomos capazes de lidar atempadamente com os pedidos massivos e sem precedentes, que eram frequentemente complicados com reservas e sistemas de pagamento múltiplos.
A transportadora aérea nacional disse também que contratou pessoal adicional, assim que foi financeiramente capaz de o fazer tendo investido na implementação de soluções automatizadas para facilitar os reembolsos, que já foram, entretanto, todos pagos e contabilizados.