Desde a pandemia de covid-19 que os britânicos olham mais para Portugal como um destino original e alternativo às férias com sol e praia. Quem o disse foi o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, no FTWeekend Festival, evento que decorreu em Londres na passada sexta-feira, dia 03.
O Visitportugal fez, pela primeira vez, parceria com o Financial Times no FTWeekend Festival, sob o tema “Be Inspired by Visit Portugal”. O festival, que congregou mentes curiosas – escritores, cientistas, políticos, cozinheiros, artistas e jornalistas -, esteve repleto de debates com grandes nomes, ideias influentes e apresentações ao vivo, incluindo demonstrações de gastronomia e uma banda de jazz.
Entre os oradores e participantes estiveram o empresário e opositor russo Mikhail Khodorkovsky, o antigo ministro da Saúde Matt Hancock, a cozinheira Nadiya Hussain ou a decoradora de interiores Lulu Lytle.
Luís Araújo explicou que depois destes dois anos de pandemia, aquilo que nós percebemos é que as pessoas queriam coisas diferentes, originais, alternativas, que tenham uma ligação grande com a componente do planeta, das pessoas, com a sustentabilidade a servir de chapéu.
Realizado desde 2016 no parque de Hampstead Heath, no norte de Londres, o FTWeekend Festival atrai anualmente mais de 3.000 pessoas, sendo o preço do bilhete normal de acesso de 138 euros.
O programa deste ano incluiu três painéis dedicados especificamente a Portugal, nomeadamente uma prova de vinhos portugueses conduzida pelas críticas Jancis Robinson e Julia Harding, um workshop onde o ‘chef’ Nuno Mendes, que abriu este ano o restaurante Lisboa em Londres, cozinhou bacalhau à Brás e arroz de marisco, e uma conversa de Luís Araújo com o surfista profissional português Nic Von Rupp sobre as ondas da Nazaré.
Queremos mostrar um Portugal diferente, que se preparou durante estes dois anos, e que está mais do que pronto para receber turistas que procuram destinos alternativos, frisou o presidente do Turismo de Portugal.