O Alojamento Local (AL) no Douro está de facto em expansão. Quem o diz é Luís Pedro Martins, acrescentando que a evolução deste segmento de alojamento está a contribuir para a diversificação da oferta turística, uma oferta caracterizada por um vasto conjunto de unidades de alojamento local cada vez mais qualificadas e que se apresentam complementares à oferta dos tradicionais hotéis e quintas da região.
Ainda para o presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), o AL no Douro está em expansão e contribui para a diversificação da oferta turística neste território, existindo atualmente 714 unidades, com um total de 3.349 camas. Numa análise, a Turismo do Porto e Norte refere que neste verão de 2022, as expectativas são muito positivas para o Douro, prevendo-se que muitas unidades hoteleiras da região alcancem os 100% de ocupação, sendo ultrapassados os níveis pré pandemia.
Neste momento, existem 714 registos de unidades de AL no Douro, que, em conjunto, representam a oferta de 3.349 camas. Saliente-se que 73 novos registos (247 camas), foram registados este ano.
Luís Pedro Martins destacou que face a estes números e perspetivas, as expectativas para 2023 são bastante animadoras, uma vez que à dinâmica atual o Douro tem a acrescentar o facto de ser a Cidade Europeia do Vinho, cujo mote será ‘All Around Wine, All Around Douro’, reforçando a notoriedade no contexto internacional e contribuindo para captar ainda mais turistas.