A AHRESP mostrou-se satisfeita com a notícia de que em setembro haverá novas medidas de apoio para as empresas e famílias.
Apesar dos números do turismo estarem em trajetória ascendente, há que interpretá-los à luz do pico de consumo vivido atualmente.
O fim da época alta trará fortes desafios às empresas do alojamento e restauração, que vão ser as primeiras a sofrer com a perda do poder de compra dos consumidores.
Nesse sentido, a AHRESP espera que as medidas de apoio a serem lançadas em setembro atendam aos enormes desafios que se anteveem para os setores defendidos pela associação, que ainda não recuperaram da pandemia (nem se espera que tal venha a suceder ainda em 2022) e que as empresas aderentes sejam contempladas nas medidas que venham a ser disponibilizadas.
Em comunicado, a AHRESP salienta que crise originada pela pandemia não só esgotou as reservas financeiras das empresas, como também as forçou a endividar-se para sobreviver.
Neste momento, as empresas já se encontram a pagar os créditos aos quais tiveram de recorrer em 2020 e 2021, sendo esse encargo financeiro muito difícil de suportar para os negócios que ainda não alcançaram os níveis de 2019 e que enfrentam agora a redução das margens de lucro, como resultado do aumento dos custos de operação, conclui.