A manutenção de aeronaves requer não só uma extrema precisão e atenção aos detalhes como também um toque humano para garantir uma operação segura na aeronave.
No entanto, de acordo com um recente estudo publicado pela IATA, 26% dos acidentes de avião tiveram origem por erro humano em negligências relacionadas com a manutenção.
Todavia, automatizar processos como limpeza externa de aeronaves, uma parte importante dos serviços de manutenção, reparo e revisão (MRO), pode ajudar a reduzir o número de erros.
Tarefas como limpeza externa de aeronaves dependem de pessoas para cuidar do processo. O envolvimento humano inevitavelmente trás erros e a taxa de erro humano tem aumentado.
Estudo da IATA mostra que em 1903, nos primórdios da aviação, cerca de 80% dos acidentes, ligados à manutenção, eram causados por máquinas.
Hoje, no entanto, o número mudou, representando esse valor a taxa de erros humanos.
Jan Brunstedt, CEO da Aviator Robotics AB afirma que no segmento de limpeza externa de aeronaves, os erros humanos são particularmente frequentes e gravemente prejudiciais, acrescentando que algo tão minucioso como uma lavagem não supervisionada de uma aeronave pode tornar-se a causa inicial de um acidente.
Em alguns casos, felizmente raros, também pode causar a vida de pilotos, tripulação e passageiros.
Apesar disso, são vários os fornecedores de serviços de MRO para aeroportos e companhias aéreas que ainda usam os processos tradicionais de limpeza externa. Uma equipa de três a sete pessoas leva cerca de cinco horas para lavar um avião de fuselagem larga, sem contar a energia e a água que são gastas na limpeza.
Segundo Jan Brunstedt, automatizar essa parte do processo ajuda a reduzir em grande parte a taxa de possíveis erros.
Acrescente-se que, atualmente, os robôs de limpeza externa semiautomáticos, por serem muito específicos, ainda não são do conhecimento geral ou de fácil acesso.
Para garantir que não ocorram lapsos durante a lavagem externa da aeronave, os fornecedores de serviços de MRO devem procurar soluções atualizadas e tomar medidas para minimizar as possibilidades de erros, observa Jan Brunstedt que salienta ainda que com a atual digitalização e automação do setor de aviação, juntamente com as soluções certas, esses altos riscos podem ser reduzidos e eliminados completamente.