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Aviação: erros humanos na limpeza externa de aeronaves podem causar sérios danos

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A manutenção de aeronaves requer não só uma extrema precisão e atenção aos detalhes como também um toque humano para garantir uma operação segura na aeronave.

No entanto, de acordo com um recente estudo publicado pela IATA, 26% dos acidentes de avião tiveram origem por erro humano em negligências relacionadas com a manutenção.

Todavia, automatizar processos como limpeza externa de aeronaves, uma parte importante dos serviços de manutenção, reparo e revisão (MRO), pode ajudar a reduzir o número de erros.

Tarefas como limpeza externa de aeronaves dependem de pessoas para cuidar do processo. O envolvimento humano inevitavelmente trás erros e a taxa de erro humano tem aumentado.

Estudo da IATA mostra que em 1903, nos primórdios da aviação, cerca de 80% dos acidentes, ligados à manutenção, eram causados ​​por máquinas.

Hoje, no entanto, o número mudou, representando esse valor a taxa de erros humanos.

Jan Brunstedt, CEO da Aviator Robotics AB afirma que no segmento de limpeza externa de aeronaves, os erros humanos são particularmente frequentes e gravemente prejudiciais, acrescentando que algo tão minucioso como uma lavagem não supervisionada de uma aeronave pode tornar-se a causa inicial de um acidente.

Em alguns casos, felizmente raros, também pode causar a vida de pilotos, tripulação  e passageiros.

Apesar disso, são vários os fornecedores de serviços de MRO para aeroportos e companhias aéreas que ainda usam os processos tradicionais de limpeza externa. Uma equipa de três a sete pessoas leva cerca de cinco horas para lavar um avião de fuselagem larga, sem contar a energia e a água que são gastas na limpeza.

Segundo Jan Brunstedt, automatizar essa parte do processo ajuda a reduzir em grande parte a taxa de possíveis erros.

Acrescente-se que, atualmente, os robôs de limpeza externa semiautomáticos, por serem muito específicos, ainda não são do conhecimento geral ou de fácil acesso.

Para garantir que não ocorram lapsos durante a lavagem externa da aeronave, os fornecedores de serviços de MRO devem procurar soluções atualizadas e tomar medidas para minimizar as possibilidades de erros, observa Jan Brunstedt que salienta ainda que com a atual digitalização e automação do setor de aviação, juntamente com as soluções certas, esses altos riscos podem ser reduzidos e eliminados completamente.