A Organização Mundial do Turismo (UNWTO) voltou a apostar no desenvolvimento do turismo rural ao lançar a segunda edição do prémio Best Tourism Villages 2022.
O prazo para inscrições está aberto até ao dia 28 de junho e as cidades selecionadas serão anunciadas no final do ano.
Apresentada em 2021, essa iniciativa promove e reforça o papel do turismo na salvaguarda das aldeias rurais, suas paisagens, sua diversidade natural e cultural, bem como seus conhecimentos, valores e tradições locais, incluindo a gastronomia.
Best Tourism Villages destaca exemplos de destinos turísticos rurais com bens culturais e naturais reconhecidos. Da mesma forma, esses povos devem ter um compromisso com a inovação e a sustentabilidade em todos os seus aspetos: económico, social e ambiental. O reconhecimento desses povos baseia-se na avaliação de seus recursos e iniciativas em nove áreas que englobam os três pilares do desenvolvimento sustentável.
As inscrições serão avaliadas por um Conselho Consultivo externo e independente composto por especialistas nas nove áreas de avaliação que abrangem recursos naturais e culturais. Na primeira edição, em 2021, 44 aldeias de mais de 30 países das cinco regiões do mundo foram reconhecidas entre as Melhores Vilas Turísticas.
Zurab Pololikashvili, presidente da OMT, destacou que o turismo oferece imensas oportunidades para que comunidades ao redor do mundo criem novos negócios, promovam e protejam sua cultura, frisando que estou ansioso para ver exemplos de aldeias a trabalhar para perceber o potencial único do turismo, fomentando a sustentabilidade e criando oportunidades para todos.