Cabo Verde vai isentar de visto cidadãos da União Europeia

A partir do próximo ano os cidadãos da União Europeia estarão isentos de vistos de curta duração para entrar em Cabo Verde. Quem o anunciou foi o ministro dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano, aquando da recente IX reunião do diálogo político a nível ministerial entre a União Europeia (UE) e Cabo Verde, no âmbito da Parceria Especial entre a organização e o país.

Luís Filipe Tavares acrescentou ainda que as relações de cooperação entre Cabo Verde e a UE são muito positivas, estando o seu governo confiante de que no futuro serão ainda muito mais fortes e consolidada.

Nesta reunião, segundo a agência noticiosa Inforpress, a mobilidade foi também um dos temas abordado no encontro, que contou com a presença do secretário de Estado das Finanças da Áustria, Hubert Fuchs, em representação da alta-representante da UE para Política Externa e Segurança, Federica Mogherini.

Sobre este assunto, Luís Filipe Tavares disse que não tem havido problemas e que estão a trabalhar para afinar e ajustar alguns instrumentos.

Recorde-se que a União Europeia e Cabo Verde estabeleceram, há dez anos, uma Parceria Especial com o desejo de traduzir de forma apropriada as ligações históricas, particularmente fortes e estreitas, que unem as duas partes, bem como para promover um quadro ambicioso para o desenvolvimento desta relação.

Essa parceria especial combina um diálogo político regular e a promoção de uma convergência política com a cooperação para o desenvolvimento sustentável, de longa data, actualmente implementada, sobretudo através do apoio orçamental directo da UE de acordo com as prioridades definidas por Cabo Verde.