‘Wine pairs with Portugal´ pomove o enoturismo nos mercados internacionais

O lema da campanha é ‘Wine pairs with Portugal’ e foi lançada pelo Turismo de Portugal para promover o segmento do enoturismo nos mercados do Reino Unido, Espanha, França, EUA, Brasil, Alemanha e Canadá.

Com um investimento de 500 mil euros, a campanha é exclusiva a meios digitais e prolonga-se até ao final de 2020.

Segundo nota do Turismo de Portugal, esta é uma das iniciativas que integra o Plano de Acção para o enoturismo cujo objectivo é posicionar Portugal como destino de referência mundial neste segmento.

Para tal, foram criados seis filmes, um genérico e cinco específicos que, através da promoção de ‘pairings’ entre o vinho e alguns dos activos turísticos estratégicos do país, convidam a uma experiência enoturística em Portugal: ‘Wine pairs with Adventure’, ‘Wine pairs with Art’, ‘Wine pairs with Discovery’, ‘Wine pairs with Music’, e ‘Wine pairs with Wellness’.

Outras acções incluem o desenvolvimento de planos de promoção regionais e o lançamento da plataforma digital “Portuguese Wine Tourism” – um hub de informação e promoção internacional do destino específico para este segmento.

Destaque ainda para o plano de formação Enotur, dirigido a profissionais do sector do turismo e do sector vitivinícola, dotando-os de competências globais de organização, planeamento, gestão e execução de projectos para potenciar a experiência do visitante, bem como da utilização dos recursos turísticos da região na concepção da oferta deste produto.

No âmbito da promoção deste segmento, merece ainda destaque a realização da 5.ª Conferência Mundial de Enoturismo que irá realizar-se em Reguengos de Monsaraz, em Outubro de 2020, organizada sob a égide da OMT – Organização Mundial do Turismo.

O Turismo de Portugal considera que o enoturismo, pelas suas características e valências, tem capacidade de atracção e retenção de turistas geradores de maior valor, para territórios de menor densidade e ao longo de todo o ano.

Refira-se que, desde que o Turismo de Portugal lançou, em Março de 2019, um programa de apoio ao enoturismo, foram já aprovados mais de 60 milhões de euros de investimento, em 38 projectos de desenvolvimento da oferta, em diferentes vertentes como hotéis temáticos, rotas, enotecas, museus, eventos, adegas, quintas e solares, maioritariamente localizados nas regiões Porto e Norte, Centro e Alentejo.