Início B3 Voos geridos pela NAV diminuem no 3.º trimestre

Voos geridos pela NAV diminuem no 3.º trimestre

A NAV Portugal refere, em comunicado, que os números do terceiro trimestre trouxeram uma relevante melhoria face ao registado no segundo trimestre de 2020, o período mais ‘castigado’ pelo impacto da pandemia na aviação. Isto, acrescenta o prestador de serviços de navegação aérea em Portugal, apesar da quebra de 60,4% em termos homólogos.

A NAV geriu 89,7 mil voos no terceiro trimestre, uma queda de 60,4%, ou seja, menos 136,6 mil voos, comparando com o mesmo período do ano passado, apesar da recuperação de tráfego sentida em Julho e Agosto.

Na mesma informação, a NAV Portugal informa que no segundo semestre deste ano, tinha gerido 17,9 mil voos, menos 91,4% que no mesmo período de 2019 e explica que os valores registados no terceiro trimestre deste ano foram em muito sustentados pela recuperação de tráfego que se observou nos meses de Julho e Agosto, que voltou a quebrar em Setembro.

Resumidamente, em julho, a NAV controlou 25,6 mil voos, menos 66,7% que no mesmo mês de 2019, mas três vezes mais do que no mês anterior, e em Agosto o total cresceu para 34,7 mil, que corresponde a uma queda de 55%.

Até Setembro – e depois de em abril os voos geridos pela NAV terem caído quase 95%, para 4.018 – a tendência foi sempre de crescimento mensal, travada, porém, pela incerteza relativamente à evolução da pandemia e a dificuldade em harmonizar políticas entre Estados em relação ao transporte aéreo.

Em setembro, a NAV geriu 29,4 mil voos, menos do que o total de agosto e 59% abaixo do mesmo mês de 2019.

Acrescente-se também que a  inversão da tendência de crescimento observada em Setembro foi sentida em toda a rede Eurocontrol.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter