Início B1 Vitor Neto defende valorização diferenciadora do destino Portugal

Vitor Neto defende valorização diferenciadora do destino Portugal

O ex-secretário de Estado do Turismo, Vítor Neto, defendeu que a comunicação do destino Portugal deve ser feita de forma integrada e global, mas apresentando ao mesmo tempo a diversificação dos nossos territórios.

Vítor Neto, que participou num webinar promovido pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), com o tema ‘Covid-19 e turismo: e daqui em diante?’, e em que participaram outros 5 ex-secretários de Estado do Turismo, e também a actual detentora da pasta, Rita Marques, realçou que a é essencial ter uma estratégia global do país, comunicá-la, mas apresentando ao mesmo tempo a diversificação dos nossos territórios.

Por outro lado, o empresário acredita que o turismo vai continuar a ser muito importante para a economia, tanto em Portugal como no mundo, mas aponta que, face ao encerramento de empresas e do desemprego gerados pela Covid-19, é preciso agir e começar a pensar no futuro, factores que passam, nomeadamente por reforçar a nossa estratégia, que considerou correcta, mas pela necessidade de uma estratégia como país no seu todo, sem descurar a sua diversidade territorial.

No entanto, alertou que não é suficiente sermos bons, sermos os melhores do mundo, não é suficiente ganharmos prémios, medalhas e galardões – isso é importantíssimo mas por si só não chega para enfrentar as incertezas que se colocam.

Vítor Neto acredita que o turismo em Portugal, este ano, vai apenas sobreviver com o mercado interno, e defende que, apesar de, nos últimos apresentar 30% das dormidas, está longe de ser uma descoberta nos dias de hoje, posição aliás, partilhada pela actual secretária de Estado do Turismo, Rita Marques. Se olharmos para as estatísticas das férias dos portugueses conclui-se que o número de portugueses que faz férias no estrangeiro é muito limitado e há milhões de portugueses que utilizam diferentes formas de alojamento nas férias em Portugal, acrescentou.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter