COMPARTILHE

No primeiro trimestre de 2019, o tráfego nas plataformas geridas pela VINCI Airports aumentou 6,4% em relação ao primeiro trimestre de 2018, com um total de 47,6 milhões de passageiros processados nos aeroportos da rede.

Em Portugal, o crescimento do tráfego foi particularmente acentuado em Faro (+ 12,3%) e Porto (+ 9,5%), reflectindo a contínua popularidade do país entre os turistas estrangeiros. No hub de Lisboa, o tráfego cresceu 4,2%, apesar da elevada base de comparação e das actuais limitações de capacidade. Para acomodar a evolução do tráfego até que a concessão termine em 2063, a VINCI Airports assinou com o governo português, em 8 de janeiro de 2019, um acordo para financiar a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa, tanto pela extensão do aeroporto de Lisboa existente como pela abertura de um novo aeroporto civil no Montijo, a 25 quilómetros do centro da cidade.

Refira-se, a propósito, que a maioria dos aeroportos que aderiram à rede VINCI Airports em 2018 obtiveram um desempenho muito bom. No Reino Unido, o aeroporto de Belfast viu o seu tráfego aumentar em 11,9%, graças ao dinâmico mercado interno britânico. Na Costa Rica, o número de passageiros através do aeroporto de Libéria aumentou 10,2%. Na Sérvia, o tráfego em Belgrado cresceu 3,7%.