COMPARTILHE

A terceira edição do fórum Douro TGV realiza-se entre os dias 29 e 31, em Vila Real, e vai destacar “os primeiros 30 anos” dos vinhos Denominação de Origem Controlada (DOC) do Douro.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Douro TGV retoma a viagem, com paragem no centro histórico de Vila Real, para promover e internacionalizar os motores da economia desta região: o turismo, a gastronomia e os vinhos.

A edição deste ano vai dar enfoque aos 30 anos dos vinhos DOC Douro, que ganham cada vez mais importância na economia da região.

O Douro TGV vai associar estes 30 anos aos também 30 anos de carreira do jornalista e crítico de vinhos nacional João Paulo Martins, que foi desafiado para moderar um painel.

O programa inclui ainda uma mostra de vinhos Douro TGV e o concurso de vinhos Douro TGV.

No âmbito da gastronomia, o fórum vai destacar as oito carnes que são Denominação de Origem Protegida (DOP) no Douro e em Trás-os-Montes: as carnes de bovino barrosã, maronesa e mirandesa, o cabrito transmontano, os ovinos borrego terrincho, cordeiro bragançano e cordeiro mirandês ou canhonho mirandês e o bísaro transmontano ou porco transmontano.

Quanto ao turismo, o tema em destaque vai ser “Vila Real, porta de entrada para o Douro” e em debate vão estar os pontos fortes da cidade e o que está a ser feito para a tornar mais atractiva.