Vila Galé: reabilitar o Palácio Rio Branco na Bahia

Jorge Rebelo de Almeida, presidente do grupo Vila Galé, revelou, aquando da inauguração oficial do Vila Galé Collection Elvas, que decorreu este sábado, revelou que o grupo apresentou uma proposta para reabilitar o Palácio Rio Branco, na Bahia e que já está em conversações com o Governo no sentido de aproveitar e concorrer ao programa Revive naquele estado brasileiro.

Trata-se de um edifício de com elevado significado histórico, dado ter sido a sede do primeiro governo português no território, em 1549, e antiga sede do governo da Bahia. Com uma localização privilegiada proporciona uma visão de “de 180 graus sobre a baía de Todos os Santos”.

O projecto apresentado (e cujos resultados deverão ser conhecidos no espaço de três meses) prevê um hotel com 107 quartos e ainda a preservação e promoção do Museu que funciona actualmente no edifício. Depois de aprovado Jorge Rebelo de Almeida prevê que a construção demore cerca de 15 meses até estar concluída, com um investimento total a rondar os 42 milhões de reais (cerca de 9,7 milhões de euros).

O grupo tem ainda outro projecto na Baía – um resort na Costa do Cacau, que, apesar de estar em estado mais avançado – já está aprovado por todas as entidades – se encontra parado por estar em processo de demarcação de terras indígenas. No entanto Jorge Rebelo de Almeida acredita que a situação se vai resolver, positivamente, em breve. O terceiro projecto no Brasil situa-se em São Paulo e já se encontra na fase de demolição.

Em Portugal o grupo tem em curso os projectos da Coudelaria de Alter e de Manteigas, que deverão ser inaugurados no primeiro trimestre próximo ano. Quanto ao recém-aberto Vila Galé Douro Vineyards o projecto de expansão (de 40 quartos) do hotel já foi aprovado, devendo os novos quartos estarem prontos no segundo trimestre de 2020.

Entretanto Jorge Rebelo de Almeida mostrou-se interessado no Convento de São Francisco, em Portalegre. Foi aberto um concurso, ao abrigo do Revive, mas não teve resultado. O Vila Galé está interessado, mas terão de ser efectuadas algumas alterações ao concurso Revive. Segundo Jorge Rebelo de Almeida o grupo tem um projecto mais ambicioso que comporta um hotel mais alargado.

A isto junta-se ainda uma proposta apresentada para a ilha de São Miguel, Açores e para a qual o grupo ainda aguarda uma resposta e ainda o concurso ao Quartel da Guarda, projecto integrada no programa Revive e para o qual o Vila Galé foi uma das oito empresas seleccionadas.

por Alexandra Costa