Início B2 Viana do Castelo homenageia Francisco Sampaio

Viana do Castelo homenageia Francisco Sampaio

Os mais novos no sector do turismo não o conhecerão, mas os mais velhos lembram-se de certeza de Francisco Sampaio, que entre outras funções, foi presidente da então Região de Turismo do Alto Minho. Acaba de ser homenageado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.

O município acaba de lançar a obra que reúne uma Colectânea de Textos de Francisco Sampaio publicados na revista “A Falar de Viana”, para homenagear o professor e etnógrafo, que também dirigiu durante vários anos o turismo regional do Alto Minho, com sede em Viana do Castelo.

A homenagem, que aconteceu no Teatro Municipal Sá de Miranda, integrou depoimentos do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da presidente da Assembleia Municipal, do presidente da Vianafestas, do presidente da Comissão Executiva da Romaria d’Agonia e ainda do irmão de Francisco Sampaio. Antero Sampaio garantiu que Viana sempre foi o amor do irmão.

O edil vianense, José Maria Costa, considerou que o lançamento desta publicação foi uma forma de o município celebrar a vida de Francisco Sampaio, um reconhecido amigo de Viana e amiga da Galiza que abriu inúmeras portas na Galiza, considerando que o etnógrafo foi um verdadeiro mestre.

Já a presidente da Assembleia Municipal, Flora Silva, referiu-se a Francisco Sampaio como o grande guionista das Festas da Agonia, resumindo o seu percurso de vida enquanto poeta, guionista, professor e etnógrafo.

Esta colectânea agrega dez textos sobre a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, dez textos sobre costumes e tradições e outros dez dedicados ao turismo.

 



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter