Na última quinzena deste mês, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove dois encontros sectoriais turísticos para profissionais do setor, de participação gratuita, no âmbito da Rede Municipal de Turismo de Viana do Castelo.
O primeiro encontro – Meetup I – acontece já a 22 de Novembro, entre as 9h45 e as 11h30, em formato online.
Na parte inicial da sessão será apresentado um ‘case study’ de sucesso, por Dalila Dias, diretora executiva das Aldeias Históricas de Portugal, como ponto de partida para o debate e reflexão sobre a importância do trabalho em rede da oferta turística, para a atractividade do destino Viana do Castelo. Na segunda parte será apresentada uma análise SWOT (em português: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) de Viana do Castelo e do sector turístico, na qual serão analisadas as novas potencialidades e oportunidades, face às dificuldades e constrangimentos provocados pela actual situação pandémica.
O segundo ‘meetup’ acontece a 29 de Novembro e será em formato presencial, entre as 09h30 e as 13h00, na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo. A sessão inicia com uma breve apresentação dos principais comentários dos turistas nas plataformas digitais e com um resumo das recomendações de operadores turísticos portugueses e espanhóis sobre as dificuldades de venda e promoção do destino Viana do Castelo, resultado de um questionário enviado a mais de mil operadores.
Na segunda parte será apresentado o novo perfil do turista, neste período pós-pandemia, e uma análise detalhada das principais motivações dos maiores mercados emissores: Reino Unido, Alemanha, França e Espanha, por representantes do Turismo de Portugal.