Início B1 Viajantes dos EUA já podem viajar na União Europeia

Viajantes dos EUA já podem viajar na União Europeia

Os embaixadores dos 27 deram ‘luz verde’ à proposta apresentada pela presidência portuguesa do Conselho da UE de acrescentar Estados Unidos, à lista de países terceiros e territórios cujos residentes não deverão ser afectados pela restrição temporária das viagens não indispensáveis para a UE, aplicável nas fronteiras externas. Juntamente com os EUA, também os cidadãos da Macedónia do Norte, Sérvia, Albânia, Líbano e Taiwan podem efectuar viagens não-essenciais para território comunitário.

Na mesma reunião, os Estados-membros concordaram também em eliminar a cláusula de reciprocidade que era aplicada às regiões administrativas de Macau e Hong Kong, que já figuravam como de origem segura, e cujos cidadãos poderão assim passar a viajar para a UE, independentemente de estes territórios imporem ou não restrições à entrada de cidadãos comunitários.

O acordo de hoje entre os 27, ao nível de embaixadores, será formalizado na próxima sexta-feira pelo Conselho da UE, em concreto o Conselho de ministros da Economia e Finanças (Ecofin).



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter