Via Navegável do Douro: 1,2 milhões de turistas  em 2017

A Via Navegável do Douro, que vai desde Barca de Alva até ao Porto, atingiu um máximo histórico no transporte de passageiros em 2017, ano em que passaram 1,2 milhões de turistas nas embarcações que cruzam este rio.

Segundo a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), este valor representa um crescimento de 35% face ao ano anterior e supera todas as suas expectativas, que em 2017 previa fechar o ano com 1 milhão de passageiros.

Desde 2015, ano em que a gestão da Via Navegável do Douro passou para a APDL, o transporte de passageiros neste canal conheceu um incremento de 78%, ou seja, mais 560 999 turistas.
No ano passado, percorreram a Via Navegável do Douro 149 embarcações, de 61 operadores, com turistas provenientes, maioritariamente, do Reino Unido, Alemanha e França.

Os cruzeiros entre as pontes e o tráfego local na Ribeira, no Porto, e em Vila Nova de Gaia, são os trajectos com mais procura. O movimento de embarcações e passageiros na área do Pinhão tem também registado um forte incremento, representando já 8% da movimentação total, o que reflecte o esforço e a aposta constante da APDL na interligação territorial e na afirmação do Douro enquanto “canal para o território”.