O Ministério dos Transportes da Venezuela indicou que novo valor dos impostos agora actualizado já foi publicado na Gazeta Oficial e estabelecido em petros, a criptomeda venezuelana.
Assim, o novo valor dos impostos pelo uso dos aeroportos do país por cidadãos venezuelanos e estrangeiros, teve um aumento de 150% para os voos internacionais.
O aumento significativo está a levar os agentes de viagens a alertar os passageiros para que tenham em conta os novos valores a pagar. No caso de as suas passagens já terem sido emitidas, terão que desembolsar a respectiva diferença para poder sair da Venezuela.
Com o novo decreto, os passageiros dos voos internacionais com viagens compradas em moeda estrangeira deverão pagar o equivalente a 63 euros pelo uso do Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maiquetía, o principal do país.
No entanto, para os passageiros que pagaram os seus bilhetes em bolívares, o valor atual a pagar é de 36,80 euros de imposto de saída.
Os passageiros que viajam para outras cidades venezuelanas, deverão ainda pagar um imposto adicional, conforme o aeroporto de destino.
Entretanto, há uma chamada de atenção para o facto de as autoridades locais terem estabelecido uma nova classificação para os aeroportos venezuelanos, o que faz o que o valor dos impostos a pagar seja diferente, segundo a categoria.