Início B1 ‘Vê Portugal’: turismo interno vai estar a uma só voz dia 26

‘Vê Portugal’: turismo interno vai estar a uma só voz dia 26

Vai decorrer no próximo dia 26 de Maio a 7ª edição do Fórum Vê Portugal e já está confirmada a presença, a partir das Caldas da Rainha, de todos os presidentes das entidades regionais de turismo, pois um dos objectivos deste evento é discutir a importância do turismo interno no nosso país, principalmente neste tempo de pandemia, seja no litoral e aquilo que representou em 2020 nas regiões do interior, mas também numa óptica de coesão territorial.

Não podendo ser realizada de forma presencial, como bem gostariam o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Fernando Tinta Ferreira, e o presidente da Região de Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, pelo menos estão garantidas as presenças na cidade de Bordado Pinheiro, de todos os oradores nacionais. Todos os interessados que queiram assistir de forma gratuita a esta discussão podem fazê-lo através de uma plataforma criada para o efeito em www.veportugal.com.pt.

A abertura do fórum estará a cargo da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, para além dos discursos dos anfitriões, com o encerramento a contar com o presidente da CTP, Francisco Calheiros e, ainda por confirmar, o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

O fórum Vê Portugal, adoptado este ano à nova realidade vai analisar igualmente a forma como o nosso país tem sido visto a nível internacional, inclusivamente através de uma intervenção de Alessandra Priante, directora do Departamento Regional Europa da Organização Mundial do Turismo (OMT), fora outros especialistas mundiais de turismo, como John T. Bowen, Professor na Universidade de Houston, e Marta Poggi, conferencista especializada em Tendências, Inovação e Transformação Digital, bem como Jorge Costa, presidente do IPDT.

A abordagem do tema ‘Comercialização e Venda’ estará a cargo de Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, Carlos Moura, vice-presidente da AHRESP, António Marques Vidal, presidente da APECATE, Joaquim Robalo Almeida, secretário-geral da ARACM e Frederico Costa, vice-presidente da AHP.

A política também não foi esquecida neste debate, principalmente no que respeita ao futuro das entidades regionais de turismo.Lei 33/2013 – Que Futuro?, será tema de um dos painéis.

A apresentação do evento aconteceu esta terça-feira, numa conferência de imprensa por via digital, que contou com a participação de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, e de Tinta Ferreira, presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

Depois de Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda e Castelo Branco, a 7.ª edição do Fórum “Vê Portugal” deveria ter-se realizado em 2020 no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. Em virtude da pandemia, a edição de 2020 foi adiada para 2021, no mesmo local.

Na apresentação, Pedro Machado destacou a importância se o encontro se realizar numa altura ainda de pandemia. Este Vê Portugal é a consolidação de um projecto que consagra a importância da discussão do mercado interno no panorama turístico nacional. É particularmente relevante face àquilo que aconteceu em 2020, em que, num cenário de pandemia, foi o turismo interno que acabou por ser responsável por alguns dos bons resultados verificados no ano passado, disse.

O presidente do Turismo Centro de Portugal realçou ainda a importância dos temas que vão ser debatidos: Vamos juntar os principais agentes do turismo em Portugal, numa discussão política sobre a lei que estabeleceu o regime das Entidades Regionais de Turismo, a qual está a ser atropelada todos os dias. É uma discussão que está para acontecer há muitos anos e que terá lugar neste fórum.

Tinta Ferreira, por sua vez, mostrou a sua satisfação pela escolha das Caldas da Rainha como cidade anfitriã do evento. É com orgulho que a cidade recebe este encontro e que será, durante um dia, a capital do turismo do Centro de Portugal e a sede de um evento de grande relevo para o turismo nacional. Não podendo ser presencial, vamos, da mesma forma, valorizar as Caldas da Rainha, considerou. Refira-se que os interessados em participar neste fórum serão também guiados a uma visita online (roteiro 360º) aos principais pontos turísticos da cidade e do concelho.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here