Valência é Capital Europeia do Turismo Inteligente 2022


Valência, em Espanha, foi nomeada Capital Europeia do Turismo Inteligente 2022. A candidatura da cidade foi escolhida por um júri da Comissão Europeia, especializado em acessibilidade, sustentabilidade, digitalização, património cultural e criatividade.

O compromisso de Valência em desenvolver projectos que promovam o turismo inteligente; o trabalho em rede e o incentivo ao desenvolvimento do turismo inovador, sustentável e inclusivo, levou o júri a optar pela proposta valenciana.

Um total de 30 candidaturas de 16 países diferentes foram submetidas a esta iniciativa, promovida pela União Europeia. Cidades tais como: Ljubljana (Eslovénia), Copenhaga (Dinamarca), Dublin (Irlanda), Florença (Itália) e Palma (Espanha) estiveram neste processo de selecção.

O conselheiro de Turismo da Câmara Municipal de Valência, Emiliano García, destacou que a cidade posiciona-se como um destino turístico cosmopolita, inteligente e sustentável, ao nível das grandes cidades turísticas e das capitais europeias. Estamos a liderar projectos pioneiros no campo da sustentabilidade, tais como o cálculo, certificação e redução de pegadas de carbono e água; ou o desenvolvimento de um Sistema de Inteligência Turística completo. Estamos a posicionar-nos como destino de filmagens internacionais graças à criação do Gabinete de Cinema; somos Capital Mundial do Design e, paralelamente, continuamos a maximizar o valor e a visibilidade do nosso património mais tradicional, tanto tangível como intangível.

Valência desenvolveu a sua estratégia turística sobre o pilar da sustentabilidade, promovendo projectos que permitem avançar nas ODS.

Assim, entre os projectos mais importantes e com maior impacto económico, social e ambiental está a auditoria da pegada de carbono e água da actividade turística, e o correspondente plano para a sua redução e compensação com o objectivo de alcançar a neutralidade de carbono no turismo até 2025.


error: Content is protected !!