Início B1 V Cimeira do Turismo Português: CTP diz que vai continuar a lutar...

V Cimeira do Turismo Português: CTP diz que vai continuar a lutar pela reactivação do sector

Francisco Calheiros garantiu que do lado da Confederação do Turismo de Portugal (CTP) não vamos largar a luta por uma linha europeia específica para apoiar o turismo, para destacar que estão a trabalhar” com o Governo nesse sentido.

O dirigente que falava terça-feira (08) numa web conferência no âmbito da V Cimeira do Turismo Português, promovida pela organização de cúpula do turismo que dirige, no quadro das celebrações do Dia Mundial do Turismo, referiu que estamos a trabalhar em estreita colaboração por um programa específico para o turismo, exigindo que o Governo defenda junto do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia a criação dessa linha com uma dotação própria para o turismo.

A CTP também defende a criação de um Plano de Recuperação e Transformação do Turismo Português, a médio prazo, que inclua, entre outras medidas, programas para a sustentabilidade do turismo, para a renovação e sustentabilidade de destinos maduros, para capitalização das empresas, para a promoção, capacitação e dignificação dos profissionais do turismo e um programa financeiro exclusivo de apoio ao turismo e aviação.

– O turismo foi afectado diferentemente dos outros sectores e, portanto, temos que ter medidas concretas e é nisso que estamos a trabalhar intensamente com o Governo, quer no Programa de Estabilização Económica e Social, quer no novo plano do Dr. Costa e Silva, disse.

Francisco Calheiros desabafou nesta primeira de 3 web conferências, declarando que queremos pedir ao país apenas  um bocadinho daquilo que o turismo deu ao país nos últimos anos.

O presidente da CTP recordou os números de Abril e Maio, com o turismo no país a cair 90% e com uma pequena recuperação em Junho e Julho, deu conta que os empresários do turismo não estão nada motivados, não por aquilo que já passou, mas pelo que aí vem, o que foi confirmado na última reunião deste organismo. Mesmo assim, Calheiros está optimista em relação à evolução do turismo de lazer, lembrando que assim que o Reino Unido abriu o corredor aéreo com Portugal, só num dia aterraram no Algarve 50 voos provenientes daquele país. Mais preocupado está em relação à retoma do turismo corporate e de eventos.

No entanto, acentuou que temos de voltar a ter uma vida normal, caso contrário, não há economia que resista, para em seguida criticar que a diplomacia económica, posição sempre defendida pelo seu convidado Paulo Portas, não tem vindo a funcionar, pelo menos em relação ao turismo.

Com o tema central ‘Turismo pós Covid, a CTP vai analisar ainda nos dias 15 e 22 deste mês, questões como ‘Brexit. A Europa em tempos de pandemia’ e ‘Transportes e Acessibilidades em tempos de pandemia’, respectivamente. Já se sabe que um dos convidados desta ronda de conversas será o ministro Pedro Nuno Santos. A V Cimeira do Turismo Português termina no próximo dia 28 de Setembro com um evento presencial na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e que será também transmitido em live stream.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter