Início VIP União Europeia coloca Portugal na lista de país inovador forte

União Europeia coloca Portugal na lista de país inovador forte

Ao lado da Alemanha, França, Áustria, Bélgica, Irlanda e Estónia, Portugal entra na lista de países classificados como inovadores fortes na tabela Europeia de Inovação (European Innovation Scoreboard).

Esta classificação tem a ver também com a aposta que o país tem feito ao nível de um dos sectores mais importantes de desenvolvimento económico, que é o turismo, com o apoio às startups. Nesta lista, Portugal foi classificado, durante 10 anos, como país inovador moderado.

O ambiente favorável à inovação e os sistemas de investigação atractivos são apontados como principais factores para Portugal ser agora um dos países da linha da frente, e dos que mais subiram na tabela entre 2012 e 2019.

A importância de políticas favoráveis às pequenas e médias empresas (PME), mais concretamente as que incentivam a protecção de activos como direitos de propriedade industrial, tem repercussão directa no desenvolvimento tecnológico e na inovação.

A este respeito, foi lançado pelo Instituto Europeu da Propriedade Intelectual e pela Comissão Europeia, um fundo de apoio às PME de 20 milhões de euros, através do qual podem obter reembolso de 50% do montante de taxas relativas a pedidos de registo de marcas e de desenhos ou modelos, num máximo de 1500 euros.

O primeiro concurso de acesso aos fundos ocorreu a 11 de Janeiro, e as PME portuguesas estão agora nos lugares cimeiros de candidaturas a este fundo.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter