Início B4 Um certificado de vacinação para liberdade de movimento na UE

Um certificado de vacinação para liberdade de movimento na UE

A criação de um certificado de vacinação contra a covid-19 que possa permitir a liberdade de movim,emntos na União Europeia, foi o teor da carta enviada pelo primeiro-ministro grego à presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen.

Na carta, Kyriakos Mitsotakis escreve ser urgente adoptar uma visão comum sobre como deveria estruturar-se um certificado de vacinação para que seja aceite em todos os Estados membros.

O chefe de governo grego refere ainda que a Grécia não estabeleçerá a vacinação como um requisito obrigatório para se poder viajar, mas considera que aqueles que se vacinaram deveriam ser livres para se deslocarem, uma vez que que a liberdade de movimento no espaço Schengen é uma necessidade, uma prioridade fundamental para todos nós.

Esta proposta será também apresentada por Kyriakos Mitsotakis na reunião virtual dos líderes da União Europeia a 21 de Janeiro.

Kyriakos Mitsotakis salienta que tal medida não só poderia oferecer um incentivo para os cidadãos se vacinarem, como também contribuir para restaurar a mobilidade a nível global e, desse modo, recuperar a actividade económica.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter