UE: Comissária dos Transportes remete assunto TAP para a Concorrência

A comissária europeia responsável pela área dos transportes, Adina Valean, deseja que a companhia aérea portuguesa se mantenha competitiva, mas recusou responder aos deputados portugueses sobre o plano de reestruturação.

Todas as respostas sobre o processo de reestruturação da TAP, segundo Adina Valean, só podem ser dadas pela Concorrência europeia.

A comissária dos Transportes, esteve na Assembleia da República e depois manteve um encontro bilateral com o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos. Houve ainda tempo para falar sobre a sustentabilidade económica das viagens sobre carris não só em Portugal, mas também na União Europeia.

– Está nas mãos dos meus colegas da Concorrência, respondeu a comissária romena aos deputados portugueses, destacando apenas que a injecção de 1,2 mil milhões de euros na companhia aérea portuguesa está sob investigação aprofundada.

A comissária manifestou o desejo de que a TAP possa manter-se numa situação competitiva e lembrou que a transportadora aérea de bandeira da Roménia (Tarom) está a passar por uma situação semelhante. Sei quão importantes são estas companhias para os cidadãos. São um activo nacional, disse.