Início B4 UE acorda nova ajuda financeira à Air France

UE acorda nova ajuda financeira à Air France

Paris e Bruxelas alcançaram um acordo de princípio sobre uma nova ajuda financeira à Air France que terá como contrapartida a cedência de ‘slots’, anunciou o ministro francês da Economia e Finanças, Bruno Le Maire. Mas falta ainda discutir o montante com a companhia aérea.

O governante disse ainda que é uma muito boa notícia para a Air France e para todo o sector da aviação francês.

O acordo de princípio prevê que, como contrapartida da ajuda financeira, a companhia aérea francesa terá de ceder um determinado número de ‘slots’ no aeroporto de Orly, adiantou Bruno Le Maire.

Após passar por uma forte redução da procura devido à pandemia, a Air France estava a negociar com a União Europeia um novo aporte financeiro para a sua recapitalização de emergência, num valor de 4,7 mil milhões de euros.

Esta nova ajuda financeira ocorre após o Grupo Air France – KLM ter recebido 12,3 mil milhões de euros em empréstimos dos governos da França e da Holanda, no ano passado.

Em Fevereiro, a Air France-KLM divulgou prejuízo de 8,8 mil milhões de euros em 2020, como resultado da redução drástica do tráfego e das restrições de viagem impostas pela pandemia.

A expectativa é que a vacinação em larga escala na Europa e Estados Unidos permita uma melhoria no tráfego de passageiros no segundo semestre, especialmente no sector de turismo.

A Comissão Europeia disse em meados de Março estar a analisar como questão prioritária um pedido de Portugal para prestar um auxílio estatal intercalar à TAP, que o Governo português anunciou ser de até 463 milhões de euros.

Portugal submetera a Bruxelas uma notificação para avançar com este apoio ao abrigo do artigo 107 do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, que possibilita aos Estados-membros conceder apoios estatais para compensar empresas específicas por danos causados directamente por acontecimentos excepcionais, tais como as medidas restritivas adoptadas para conter a pandemia da Covid-19.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here