Turistas italianos fascinados pelo Porto e Norte de Portugal

O webinar “A Hora de Itália”, uma iniciativa do Turismo do Porto e Norte (TPNP), fez o diagnóstico deste mercado turístico, tendo Marcelo Rebanda, da delegação do Turismo de Portugal em Itália, revelado que os italianos apreciam muito a autenticidade de Portugal e da Região Norte, sentindo-se em casa quando viajam para o nosso país. Acrescentou ainda que a gastronomia, os vinhos, o turismo religioso, a saúde e bem-estar e o luxo acessível encontram-se no topo das preferências dos italianos.

Segundo dados do TPNP, o mercado italiano ocupava, em 2019, a posição número 7 no ‘ranking’ dos principais fluxos turísticos para Portugal e também para o Porto e Norte, tendo nesse ano crescido 12,5%.

O delegado do Turismo de Portugal em Itália, disse estimar em 20% a percentagem de turistas de italianos que se deslocam ao estrangeiro em lazer, destacando o crescente interesse manifestado pelas faixas etárias mais jovens, o que em parte encontra explicação no considerável número de estudantes Erasmus no País e que no ‘passa a palavra’ descrevem um país fantástico, genuíno e carregado de história.

No entanto, aquele responsável refere que uma das preocupações prende-se com a reposição do tráfego aéreo entre os dois países. Antes de Fevereiro de 2020, quatro companhias aéreas tinham voos directos a partir dos seis principais aeroportos de Itália e a retoma da operação vai, naturalmente, depender bastante da evolução da pandemia e da procura.