Início Vários Turistas deixam em Portugal 29 milhões de euros por dia

Turistas deixam em Portugal 29 milhões de euros por dia

As receitas geradas pelo turismo em Portugal cresceram 12,2%, entre Janeiro e Novembro de 2014, face ao mesmo período de 2013, totalizando 9,6 mil milhões de euros. Números de hóspedes e de dormidas divulgados pelo INE e valores das receitas revelados pelo Banco de Portugal confirmam o papel crescente do turismo como motor da economia nacional.
Com este expressivo ritmo de crescimento, Portugal destaca-se ainda em relação ao desempenho dos principais destinos concorrentes, nomeadamente Espanha, que, até Novembro, registava um aumento 4%, um ritmo três vezes inferior ao do mercado nacional.
BancoPortugal-dinheiroO presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo, refere que os dados agora divulgados são muito positivos do ponto de vista quantitativo, mas são-no ainda mais do ponto de vista qualitativo. Ao longo de 2014, assistimos à melhoria da taxa de ocupação, ao aumento da receita média por quarto e ao crescimento das receitas a uma taxa superior à das dormidas. Isto significa uma melhoria significativa da rentabilidade de muitas empresas turísticas, o que é fundamental para que possam continuar a investir no sector.
Por dia, e até final de Novembro de 2014, os turistas estrangeiros deixaram em Portugal cerca de 29 milhões de euros. Entre os principais mercados emissores, neste período destacam-se a França, Reino Unido e Espanha com gastos totais na ordem dos 1,699 mil milhões (+10,9% face ao período homólogo), 1,664 mil milhões (+16,1%) e 1,142 mil milhões de euros (+ 11%), respectivamente. Cada dormida de estrangeiros em Portugal representa 309,65 euros para o país, mais do que Espanha (250,70 euros).
Só no mês de Novembro de 2014, a indústria turística gerou ganhos para a economia portuguesa de 632,8 milhões de euros, mais 10,4 % do que em Novembro de 2013.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter