Turistas chineses são os que mais compram em Portugal

Em 2019 foram os turistas chineses que mais compras fizeram em Portugal, segundo dados recolhidos pela Global Blue, empresa especializada no reembolso de impostos sobre compras em turismo.

As compras dos turistas chineses no nosso país tiveram um valor médio de 750 euros no ano passado, o que representou um acréscimo de 12% face a 2018.

Tendo em conta este dinamismo, a Global Blue, com sede em Nyon (Suíça), lançou uma campanha para fomentar ainda mais as compras em Lisboa no arranque do Novo Ano Chinês, que se inicia no sábado (25) e vai-se prolongar até 29 de Fevereiro.

Esta campanha, segundo a empresa desenvolve-se em múltiplos canais, para impactar o turista chinês desde que inicia a sua viagem, quando chega ao aeroporto e durante toda a estadia em Lisboa.

A Global Blue acrescenta que a campanha foi preparada para promover a interacção com os turistas chineses, desenrola-se na plataforma WeChat, permitindo aos turistas acederem via QR Code a uma Roda da Sorte, com o símbolo do Rato – animal da astrologia chinesa que marca o novo ano e que significa abundância, energia e optimismo. Permite, ainda, aceder a oferta de cupões de desconto e experiências em lojas de marcas aderentes, situadas na Avenida da Liberdade, Rossio, Chiado e Praça do Comércio e, também, no Freeport.

Até final de Fevereiro, haverá ainda em Lisboa acções de divulgação e de informação para apoio aos turistas com recurso a promotoras chinesas.

Refira-se que esta empresa tem dinamizado, em Lisboa, várias campanhas junto de turistas chineses, com vista a promover a capital portuguesa como destino de compras.

Renato Leite, Managing Director da Global Blue, explica, a propósito desta campanha internacional, que estes momentos do calendário chinês são um momento alto para o turismo de compras, porque é aproveitado por muitos chineses para viajarem e fazerem compras em várias capitais europeias, incluindo Lisboa, daí que é uma oportunidade para apoiarmos os nossos parceiros com acções ‘drive-to-store’ para dinamizarem as sua vendas junto de um segmento de turistas muito importante, que lidera o ‘ranking’ do valor médio de compras em Portugal e está em 3º lugar do ‘ranking’ de nacionalidades em vendas ‘tax free’.