COMPARTILHE

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes e a província espanhola de Zamora vão juntar-se, pela primeira vez, para debater o turismo rural e cooperação transfronteiriça, entre sexta e domingo.

As duas partes organizam durante três dias, em Zamora, Espanha, o primeiro Congresso Ibérico e Feira de Turismo Rural Transfronteiriço numa iniciativa que pretende aproximar estes dois territórios lançar as bases para a criação de um destino turístico transfronteiriço comum, segundo explicam numa nota enviada às redacções.

A aposta passa por um estratégia de promoção e valorização dos produtos endógenos (locais), da cultura, património e dos recursos naturais, potenciando o trabalho em rede e contribuindo para do desenvolvimento económico.

O objectivo destas reuniões é lançar as bases para a criação de um destino turístico transfronteiriço comum, partilhando experiências que contribuam para a concepção de propostas e produtos turísticos integrados.

Associado ao congresso realiza-se uma Feira de Turismo Rural Transfronteiriço, onde, para além, das presenças institucionais estarão também representados operadores turísticos.

Em análise no congresso vão estar temas como os recursos do turismo rural, os destinos turísticos rurais inteligentes, as técnicas de marketing turístico aplicadas à promoção do turismo rural transfronteiriço, experiências de turismo transfronteiriço na Europa e apoios disponíveis. Será ainda apresentada uma proposta de produtos turísticos conjuntos para o espaço transfronteiriço Zamora/Terras de Trás-os-Montes, segundo os promotores.

O Congresso e Feira de Turismo Rural Transfronteiriço decorrem no recinto de Feiras IFEZA, em Zamora.