Turismo quer mais participação de privados na promoção externa

A necessidade do reforço da participação da iniciativa privada na promoção externa regional e do alinhamento entre dos planos regionais e a Estratégia Turismo 2027 são alguns dos objectivos do Governo para o sector em 2020, anunciados na reunião, esta semana, do Conselho Estratégico para a Promoção Turística Externa (CEPT).

No encontro, a actual organização regional do turismo foi destacada como factor de competitividade regional, entendendo-se que uma eventual participação de outros ‘players’ regionais deve ser alvo de prévia e aprofundada ponderação.

A diversificação de mercados e digitalização, reforço da acessibilidade aérea e mobilidade interna e alargamento dos benefícios do turismo a todo o território são também metas apontadas, na reunião, que contou com a presença do ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e a secretária de Estado do Turismo, Rira Marques.

Na ocasião, Rita Marques, realçou a importância do desenvolvimento de um ecossistema digital entre o Turismo de Portugal e as agências regionais, a capacitação das equipas regionais e o reforço do envolvimento dos privados na promoção.

Quanto ao reforço da promoção, um comunicado do Ministério da Economia indica que o esforço promocional em 2020 deverá ser alargado a novos mercados como Japão, Coreia, Índia (onde o Turismo de Portugal se prepara para abrir uma delegação), Austrália e Sudoeste Asiático.

– Também a segmentação da promoção será alvo de particular atenção, o que se reflectirá no desenvolvimento de campanhas específicas para alguns mercados e produtos, realça a mesma nota, que acrescenta que a redução do impacto ambiental da actividade turística, com a aposta na mobilidade interna através de pacotes turísticos sustentáveis, merece também destaque.

 -É necessário continuar a estimar e a preservar o turismo. Há mercados, segmentos e oportunidades que nos permitem continuar a crescer sustentavelmente. Destacaria que temos um grande potencial de crescimento em produtos em rede e em oferta de base colaborativa, enfatizou Pedro Siza Vieira na sua intervenção na reunião do CEPT, citado no comunicado.

O CEPT é a estrutura consultiva do Governo em matéria de promoção turística externa e de concertação estratégica, sendo constituída por representantes do Turismo de Portugal, dos governos regionais da Madeira e dos Açores e do sector privado, através da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), das ARPT’s e das ERT’s.