Com uma forte agenda de eventos culturais e desportivos e um património que se estende desde o Parque Natural da Arrábida, candidata a Reserva da Biosfera da Unesco, até às terras de produção vitivinícola, em Fernando Pó, o Município de Palmela tem vindo a consagrar-se, no seio da Área Metropolitana de Lisboa, como um destino turístico em franco crescimento.
Se 2016 já tinha sido um ano de forte procura face a 2015, o ano de 2017 mantém a trajetória de crescimento, com um aumento de 25% de estrangeiros, só no 1.º semestre (dados da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, de acordo com amostra de 87% da oferta turística do concelho). O Top das principais nacionalidades estrangeiras que visitaram Palmela neste período conta com Suécia, Espanha, Holanda, Reino Unido e Dinamarca. O mercado nacional mantem-se estável com um número aproximado de 11.500 dormidas de portugueses, nos primeiros seis meses do ano.
Estes indicadores são o resultado de uma estratégia de desenvolvimento turístico que assenta na estruturação de produtos com qualidade, nomeadamente, nos eixos de enoturismo, turismo cultural e turismo desportivo e de natureza, no reforço dos elementos de identidade do território e numa dinâmica crescente de trabalho em parceria, com agentes locais, regionais, nacionais e internacionais.