Turismo em autocaravana a crescer em Portugal e na Europa

Durante os meses de Julho, Agosto e Setembro de 2020, a Indie Campers, empresa portuguesa líder no aluguer de autocaravanas a nível europeu, registou um aumento de 150% no turismo nacional, em comparação ao período equivalente do ano anterior. De igual forma, as reservas de portugueses que têm como objectivo viajar de autocaravana pela Europa cresceram 100%.

Entre os armazéns de Lisboa, Porto e Faro, durante o Verão passado, foi na capital onde se continuaram a registar a maior parte das reservas dos portugueses. Na zona Norte, mesmo com um número de reservas inferior ao de Lisboa, foi o Porto que conquistou o coração dos portugueses e dos estrangeiros. O armazém da Indie Campers na cidade Invicta registou um crescimento de 120% nas reservas deste Verão, em comparação com o período homólogo de 2019.

Hugo Oliveira, CEO da Indie Campers, destaca que o aumento da procura das autocaravanas é uma reflexão da nova realidade que estamos a viver a nível mundial. Com o crescimento da nova tendência do trabalho remoto e digital, principalmente desde o início da pandemia, o acto de alugar uma autocaravana já não é apenas sinónimo de férias. A possibilidade de aliar o trabalho a um estilo de vida mais nómada, para aqueles que podem usufruir desta flexibilidade, já começa a ser a realidade para muitos.”

Quer seja por lazer ou por trabalho, são cada vez mais os aventureiros que optam por viver uma experiência única dentro de uma autocaravana. Numa ‘casa sobre rodas’ é possível viver um estilo de vida mais nómada, prolongando deste modo, a sensação de liberdade das férias. Além disso, com o fim do Verão, optar por alugar uma autocaravana durante a época baixa permite que seja possível não só encontrar preços de reserva mais económicos como também evitar o caos dos parques de campismo ou das áreas de serviço, com cada vez maior número em Portugal, de Norte a Sul do país.

Recorde-se que a primeira Área de Serviço para Autocaravanas (ASA) em território nacional, localizada em Ponte de Sor – Alentejo, foi inaugurada em meados de Junho pela secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, marcando o arranque do Programa de Acção que visa a criação das condições e a promoção de um autocaravanismo sustentável no nosso país.