Início B4 Turismo do Centro assume compromisso com a sustentabilidade ambiental

Turismo do Centro assume compromisso com a sustentabilidade ambiental

O Turismo Centro de Portugal quer que os operadores turísticos e os destinos da região atinjam a chancela de sustentabilidade dentro de dois a três anos, em que a utilização dos recursos e a fruição turística estejam em linha com a defesa do planeta e com a defesa do ambiente.

– É um compromisso que envolve o Turismo Centro de Portugal e a Biosphere, na parte de consultoria, para que os nossos operadores turísticos e o destino, em particular, possam atingir a chancela de destino sustentável, explicou o presidente do Turismo do Centro.

Pedro Machado sustentou que para isso, haverá capacitação e aconselhamento e um caderno de encargos que está disponível para consulta e os que o quiserem perseguir, seguramente, vão atingir essa chancela de destino ou de turismo sustentável reconhecido internacionalmente.

Este trabalho segundo o dirigente, será feito junto de organismos públicos e privados para que possam e devam perseguir estas boas práticas dentro dos próprios edifícios, quer na redução do consumo da energia, como na utilização de recursos alternativos para a gestão dos recursos actualmente disponíveis.

– É importante, porque há hoje claramente uma mega tendência internacional nos novos viajantes que preferem, sobretudo, destinos que têm estas certificações, ou seja, isto também é um valor, um valor de posicionamento e um valor económico, porque permite aumentar a atractividade e a competitividade destes estabelecimentos, defendeu Pedro Machado.

A assinatura da carta de compromisso aconteceu em The Fox House, um empreendimento de turismo local, em Serrazes, São Pedro do Sul, que desde 2019 tem certificado de Biosphera e que esta quinta-feira viu a sua carta de compromisso renovada.

 



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter