COMPARTILHE

O Município de Vizela acaba de anunciar uma inovação no seu portefólio: uma aplicação que permite fazer uma visita guiada pela cidade, utilizando a realidade aumentada. A aplicação permite que os visitantes conheçam a história e as tradições, assim como os pontos de interesse turístico do concelho.

Basta descarregar a aplicação e os utilizadores têm acesso a circuitos pedonais e de automóvel, previamente definidos, sendo guiados pela mascote “Avicella”. Ao chegarem aos pontos de interesse, como por exemplo, o centro histórico, a ponte romana, as termas, a capela de Nossa Senhora da Tocha, Tagilde e São Bento das Peras, apenas têm de apontar o telemóvel para o local e “e colocar os auriculares para iniciarem a viagem ao passado”. Como refere o município, “nos seus ecrãs, serão apresentadas várias situações de Realidade Aumentada protagonizadas por personagens, como o escritor Camilo Castelo Branco, o médico hidrologista Abílio Torres, ou Joaquina Pedrosa da Silva, criadora do doce mais conhecido de Vizela, o bolinhol”.

A aplicação, gratuita, está disponível na App Store e no Google Play e “proporciona 16 experiências únicas em duas línguas, português e inglês, com um sistema misto de marcadores e orientação geo-rreferenciada, sendo uma aplicação inovadora de circuito turístico urbano”.