O Turismo de Portugal anunciou hoje (04) o cancelamento da sua participação presencial na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), tal como as estruturas regionais de turismo do continente, Açores e Madeira e de outras sete associações do sector.
De acordo com um comunicado a que o Opção Turismo teve acesso, aquelas entidades entendem que, atentas as últimas recomendações da Direcção-Geral da Saúde no que toca à organização de grandes eventos e ponderadas todas as condicionantes, não estão reunidas as condições para manter a sua participação na BTL 2020 na data prevista para a sua realização, seja através de ‘stand’ próprio seja através dos diversos eventos inicialmente programados.
No texto, o Turismo de Portugal frisa, no entanto, que cientes da importância da Bolsa de Turismo de Lisboa – agendada para 11 a 15 deste mês – e considerando o facto de este ser o momento de encontro entre muitos compradores e fornecedores do sector, muitos internacionais, as 15 entidades signatárias do comunicado estão a envidar os melhores esforços para manter algumas das acções previstas em formato digital, sem prejuízo da possibilidade de o evento poder decorrer noutra data se assim for decidido.
Para além do Turismo de Portugal, assinam o documento a Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores e a sua congénere de Turismo e Cultura da Madeira, para além das entidades regionais de turismo do Algarve, Alentejo, Centro de Portugal, Região de Lisboa e Porto e Norte de Portugal.
O comunicado engloba ainda a Associação de Turismo dos Açores, Associação de Promoção da Região Autónoma da Madeira, Associação Turismo do Algarve, Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, Associação Turismo de Lisboa – Visitors and Convention Bureau, a Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal e o Centro de Inovação do Turismo (NEST).
Uma vez que a grande maioria das empresas e agentes do sector tem já uma marcada presença digital, o Turismo de Portugal considera assim que, num momento de constrangimentos excepcionais, estarão criadas condições para que o habitual networking e decorrente dinamização do sector que a BTL promove não sejam prejudicados, sem prejuízo para a possibilidade do evento poder decorrer noutra data se assim for decidido.
Apesar desta situação o Turismo de Portugal relembra que, de acordo com a Direcção-Geral da Saúde, em Portugal não existem restrições de viagens, nem no acesso aos locais de interesse turístico, comércio ou produtos, pelo que o melhor destino turístico do Mundo se encontra a postos e preparado para continuar a oferecer a todos quantos nos visitam, uma experiência inesquecível.
Na segunda-feira, a Fundação AIP, organizadora da BTL, dava como certa a realização do evento, apesar do curto do novo coronavírus que se alastra por todo o mundo, incluindo Portugal.
A entidade revelou que para a presente edição estavam inscritos cerca de 1.500 expositores de 67 destinos internacionais, e que apesar das circunstâncias tinham sido registados apenas três cancelamentos