Turismo de Negócios: Porto à frente do Dubai, Nova Iorque e Oslo

O Porto subiu três posições no ranking mundial que, anualmente, apresenta as cidades que se destacam como destinos mais procurados para acolher a realização de congressos, conferências, reuniões e eventos internacionais.

De acordo com os dados fornecidos pela International Congress and Convention Association (ICCA) – a associação internacional representativa da chamada meeting industry – o Porto registou um crescimento nesta área em 2014, passando a ocupar a 43ª posição numa lista que contempla mais de 400 cidades a nível mundial.

Porto-1Com 57 eventos internacionais realizados na cidade no ano passado, validados de acordo com os critérios rigorosos da ICCA, o Porto surge assim, neste momento, à frente de cidades de referência como Dubai, Nova Iorque, Montreal, Oslo ou Florença.

Estes indicadores vêm demonstrar que a estratégia e o trabalho que têm vindo a ser desenvolvidos pela Associação de Turismo do Porto (ATP) em estreita parceria com as empresas privadas do sector estão a alcançar resultados muito positivos, afirma o presidente da associação e também da Câmara do Porto, Rui Moreira, no comunicado.

O turismo de negócios é uma das prioridades estratégicas definidas pela ATP para 2015, o que se tem traduzido num maior investimento no produto turístico da meeting industry, quer através do aumento e da diversificação das acções promocionais, quer do reforço da sua equipa de colaboradores para um trabalho mais intenso e especializado neste segmento.

Neste contexto, a ATP aponta como objectivo para o próximo ano alcançar uma nova subida do Porto no ranking’ mundial da ICCA, com Rui Moreira a destacar o contributo previsto, a curto/médio prazo, da criação de novas infraestruturas na cidade, entre as quais o novo centro de congressos no Pavilhão Rosa Mota, para além da captação de novas ligações aéreas diretas para o Porto.