Turismo de Lisboa diz que pandemia na região não está a ser bem comunicada

A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-Lisboa) diz que a cidade e a região estão a ser prejudicadas na sua reputação como destino turístico, pela forma exacerbada como o Governo tem conduzido a comunicação da Covid-19 na zona.

Em declarações à Lusa, o presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e director-geral do Turismo de Lisboa, Vítor Costa, afirmou que a crise pandémica teve impactos negativos na reputação e na imagem da região, com consequências para o turismo e outras actividades, muito por culpa de uma má condução da situação.

Vítor Costa sublinhou que esta má condução não terá sido propositada, mas a forma como estas questões foram tratadas, ao concentrar a pandemia em Lisboa e até de haver propostas para que os turistas viessem a Portugal sem vir a Lisboa, criou uma ideia nos mercados que não corresponde à realidade, colocando o turismo da região numa situação muito difícil.

– Há aqui responsabilidades do Governo, porque tratou mal esta situação em termos de um certo abandono de Lisboa e até um certo sacrifício de Lisboa tentando salvar o resto do país, afirmou, acrescentando que há aqui uma questão que foi exacerbada e levou a este prejuízo, digamos, reputacional muito grave.

Ressalvando que, a Lisboa turística não tem sequer um número significativo de casos de infecção, Vítor Costa anunciou que estamos a incidir os nossos esforços em tentar explicar, dentro dos condicionalismos que temos, que isso não é assim. Não é mais perigoso visitar Lisboa do que ir a Madrid, Amesterdão ou outra cidade europeia.

Em Junho, quando abriram as ligações aéreas a seguir ao confinamento, eram feitas 134 ligações aéreas semanais e este mês 545, números que considera ainda distantes daquilo que era a situação existente, mas que são um sinal de esperança.

Para Outubro, segundo avançou o responsável, estão previstas 1.447 ligações semanais, ou seja, 11 vezes mais do que havia em Junho, mas, para Agosto, estão previstas apenas 961 ligações semanais para Lisboa.

No que diz respeito à hotelaria, Vítor Costa não esquece que nos meses de confinamento, a taxa de ocupação foi inferior a 10% e a maior parte dos hotéis continua encerrada, outros adiaram as suas aberturas a partir do momento em que esta comunicação por parte do Governo foi orientada.

A região de turismo lançou a campanha ‘Encontrei Lisboa’, essencialmente dirigida ao mercado interno, apesar da noção de que o mercado interno é exíguo e pequeno e toda a gente o está a disputar, situação que se agrava porque um terço dos residentes no território nacional moram na região de Lisboa e são sobretudo potenciais turistas de outras regiões.

A campanha também está a ser lançada em Espanha, o único mercado que pode deslocar-se a Portugal sem ser por transporte aéreo.