Início B2 Turismo de Braga analisa desafios do sector

Turismo de Braga analisa desafios do sector

O Conselho Consultivo para o Desenvolvimento do Turismo de Braga acaba de fazer uma reflexão sobre o caminho a seguir, de forma a direccionar as estratégias de promoção no intuito de garantir que todos os parceiros possam participar no desenvolvimento de um projecto que melhore e promova um maior crescimento e uma maior procura pelo destino Braga.

O órgão criado pelo Município de Braga para implementação da estratégia concertada entre entidades públicas e privadas para o desenvolvimento do sector, analisou o panorama actual e futuro do turismo em Braga, bem como as perspectivas e medidas estratégicas conjuntas a seguir.

Neste Conselho para além da apresentação de dados e plano de acção para o desenvolvimento da marca VisitBraga.travel, foram solicitados contributos às diferentes entidades presentes cujos currículos e áreas de actividade constituem uma mais-valia para os objectivos prosseguidos pelo município no domínio específico do sector.

Referindo uma quebra acentuada de cerca de 77 % de visitantes que recorrem ao Posto de Turismo, o vereador da Câmara Municipal de Braga que tem o pelouro desta área, explicou na reunião que este indicador reflecte-se em toda a actividade económica local, nomeadamente na restauração e hotelaria. Quanto à nacionalidade, Altino Bessa referiu que o maior movimento foi feito por portugueses, seguido de espanhóis e depois franceses, que representaram a maior fatia de visitantes.

Quanto à ocupação hoteleira no concelho, que nos anos anteriores à pandemia foi superior à média nacional, em 2020 o decréscimo foi de 58,3 %, quando a média nacional foi de 63% e no Porto de 72%. Nesse sentido, verificaram-se 266 mil dormidas, valores de 2010.

No que diz respeito à evolução das dormidas, que tiveram um pico em Agosto do ano passado com quase 50 mil dormidas, cerca de 70% foram de visitantes nacionais.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMOSiga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter