Turismo Activo, Desporto, Natureza e Sustentabilidade em Congresso

A crescente importância do turismo e a relação com o desporto estão em análise num congresso internacional a realizar entre os dias 12 e 14, no Instituto Politécnico de Setúbal.

“Turismo Activo, Desporto, Natureza e Sustentabilidade” é o tema da edição 2018 do CITADNS, evento anual realizado alternadamente em Portugal e em Espanha, numa parceria entre o IPS – Instituto Politécnico de Setúbal e a Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, com o apoio, entre outras entidades, da Câmara Municipal de Setúbal.

Congressistas nacionais e estrangeiros, entre investigadores, académicos, estudantes, autarcas, especialistas e profissionais do desporto, do turismo e do lazer, vão refletir sobre a crescente importância do turismo e da difusão de produtos turísticos resultantes da relação entre o desporto e o turismo, nomeadamente o turismo ativo.

O debate é promovido através da apresentação de estudos, de investigações concluídas, de experiências genuínas e simbólicas e de exemplos de boas práticas académicas e profissionais.

A sessão de abertura, marcada para dia 12, às 09h30, no Auditório Nobre do IPS, localizado na Escola Superior de Tecnologia, conta com as presenças da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira e do reitor da Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Rafael Robaina Romero, entre outros.

O encontro decorre, no primeiro dia, até às 18h30, e, no seguinte, entre as 09h30 e as 20h00, com diversas mesas redondas, sessões plenárias e sessões paralelas, além de uma tertúlia sobre “Turismo e Desenvolvimento”, por Licínio Costa, a 13, às 20h00.

O último dia do evento, a 14, é dedicado a um programa social que inclui um périplo turístico pelo distrito de Setúbal, com degustação de produtos regionais e prova de vinhos.