Início Vinhos Toda a originalidade do Algarve num vinho

Toda a originalidade do Algarve num vinho

Projecto “Villa Alvor”

O Grupo Aveleda é detido pela mesma família, a Família Guedes, há já 5 gerações.

Actualmente, a empresa é gerida por dois descendentes da 5ª geração, António Azevedo Guedes e Martim Guedes.

Desde a sua fundação em 1870, a paixão pelo vinho, o tratamento sustentável do ambiente, a biodiversidade e a atenção ao pormenor continuam a ser os princípios orientadores da empresa.

Estes princípios estão na génese da produção de vinhos de qualidade e na criação e aquisição de marcas como Aveleda, Adega Velha, Quinta Vale D. Maria, Villa Alvor, Quinta D’Aguieira e Casal Garcia. O Grupo está presente em 4 regiões vínicas Portuguesas, a Região do Douro, a Região dos Vinhos Verdes, Região da Bairrada e, mais recentemente, Região do Algarve.

É o maior produtor e exportador de Vinho Verde em Portugal, exportando para mais de 70 países em todo o mundo

O algarvio “Villa Alvor”

O Algarve, e particularmente a zona de Portimão, foi desde os primórdios dos tempos um pólo de confluência cultural. Elo de ligação entre o Mediterrâneo e o Mundo, o Algarve impõe-se historicamente como um centro de inovação e descobrimento, onde uma grande diversidade de conhecimentos e culturas deram origem à energia criadora do Algarve.

Propriedade, com 80 hectares, localiza-se em Alvor  e dispõe de vinhas próprias, adega e loja. Existe ainda um espaço para exploração de Enoturismo.

Hoje, a Adega Aveleda apresenta dois vinhos da ‘linha’ Villa Alvor: o Villa Alvor Siingular Sauvignon Blanc e o Vila Flor Singular Moscatel-Galego-Roxo

VILLA ALVOR SINGULAR SAUVIGNON BLANC 2019

A singularidade de um Sauvignon Blanc em terroir algarvio. A pureza da casta é posta em evidência de forma surpreendente: exuberante e tropical, mas delicado e fresco.

CARACTERÍSTICAS

Produtor: Aveleda S.A

Denominação de Origem: IG Algarve, Portugal

Colheita: 2019

Castas: Sauvignon Blanc

Solos: Argilo-calcários

Graduação Alcoólica: 12%

Açucar Residual: < 4 g/l

Enólogo: Manuel Soares

Vinificação: as melhores uvas Sauvignon Blanc são destinadas a este vinho. Antes de uma suave prensagem, as uvas estiveram em breve contacto pelicular. O mosto foi depois vinificado a baixas temperaturas em recipientes de inox, de forma a preservar a frescura e os aromas primários da casta. A textura sedosa do vinho é resultado de um estágio de 4 meses em contacto com as borras finas.

Notas de Prova: aromas intensos a toranja e maracujá e a flor de Sabugueiro no nariz. Um bailado harmonioso entre acidez, estrutura e complexidade de aromas que encantam o mais exigente dos palatos.

Conservação: um vinho jovem, mas apto para envelhecimento até 5 anos após engarrafamento.

Temperatura de Serviço: 10ºC a 12ºC

Harmonizações: Comida asiática (temperos fortes, molhos agridoce); Massadas, caldeiradas, feijoadas de peixe.

VILLA ALVOR SINGULAR MOSCATEL-GALEGO-ROXO 2019

A singularidade do Moscatel Roxo em terroir algarvio. A pureza da casta é evidenciada de uma forma única e inexplorada: o Moscatel-Galego-Roxo como nunca o viu.

CARACTERÍSTICAS

Produtor: Aveleda S.A

Denominação De Origem: IG Algarve, Portugal

Colheita: 2019

Castas Moscatel-Galego-Roxo

Solos: Argilo-calcários

Graduação Alcoólica: 12%

Açucar Residual: < 3 g/l

Enólogo: Manuel Soares

Vinificação: as melhores uvas Moscatel-Galego-Roxo são destinadas a este vinho. Antes de uma suave prensagem, as uvas estiveram em contacto pelicular durante um curto espaço de tempo. O mosto foi depois vinificado a baixas temperaturas em recipientes de inox, de forma a preservar a frescura e os aromas primários da casta. A textura sedosa do vinho é resultado da fermentação e estágio de 3 meses em contacto com as borras finas.

Notas de Prova: frescura e aromas suculentos a bagas vermelhas convivem em harmonia com notas minerais, quase terrosas que culminam numa textura aveludada. Um vinho que não deixa ninguém indiferente.

Conservação: Um vinho jovem, mas apto para envelhecimento até 5 anos após engarrafamento.

Temperatura de Serviço: 10ºC a 12ºC

Harmonizações: Comidas ricas em umami; Gratinados de legumes, aves e marisco.

Com a colaboração de:

 

 

 



Mais notícias em OPÇÃO TURISMOSiga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter