The Fladgate Partnership: 2016 é ano Vintage para os seus vinhos do Porto

A empresa The Fladgate Partnership declarou 2016 ano Vintage para os seus vinhos do Porto, que comercializa sob as marcas Taylor’s, Fonseca e Croft, adiantando que as primeiras garrafas chegarão ao mercado no outono.

Segundo o comunicado, as notas dominantes do 2016 são pureza e refinamento. Os Porto Vintage das três casas são estilisticamente distintos, mas todos exibem elegância e equilíbrio, uma maravilhosa pureza de fruta e taninos de grande qualidade.

O director-geral da empresa, Adrian Bridge, afirmou que os rendimentos da vindima estiveram abaixo da média, razão pela qual, referiu, a quantidade do Vintage 2016 disponível será relativamente restrita e a distribuição pelos mercados terá que ser ajustada.

As uvas usadas para fazer estes Vintage foram colhidas nas quintas da Taylor’s (Vargellas, Terra Feita e Junco), Fonseca (Santo António , Cruzeiro e Panascal) e Croft (Roeda), uma regra que já não se aplica aos restantes vinhos do Porto que a empresa produz.

Recorde-se que o Vintage é a mais alta categoria de um vinho do Porto e esta é a sexta que a The Fladgate Partnershipo faz este século, depois das de 2000, 2003, 2007, 2009 e 2011.

Outra curiosidade é o facto da empresa anunciar a declaração dos seus Vintage sempre no dia 23 de abril, dia de S. Jorge, santo padroeiro de Inglaterra.