Início Breves Teste à covid sem custos em Coimbra, Lisboa e Porto

Teste à covid sem custos em Coimbra, Lisboa e Porto

No âmbito da sua programação para o destino Porto Santo, a Sonhando informa que o protocolo para a realização de testes gratuitos à covid-19, foi celebrado entre o Governo Regional, através do Instituto de Administração da Saúde com o Centro de Estudos de Doenças Crónicas (CEDOC) em Lisboa, com o laboratório de Análises Clinicas da Universidade de Coimbra, e o Porto com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte).

No caso do CEDOC, os interessados podem fazê-lo desde o dia 01 de julho, em Coimbra desde o dia 13 de julho, e no Porto a partir do dia 21 de julho.

Em todas as situações os interessados têm apenas que apresentar cópia do seu bilhete electrónico ou recibo da viagem.

Em Lisboa:

No caso de Lisboa, o passageiro deve contactar o CEDOC, através do telefone, email e/ou através do formulário mencionado, para agendar a colheita. Contatos: 910459769 / email: diagnostico.covid@nms.unl.pt

Em Coimbra:

No caso de Coimbra, é possível realizar a colheita num Centro de Saúde ou na Universidade de Coimbra. Os interessados podem agendar a realização do seu teste através do telefone: 932026189 e/ou do seguinte email: agendamento.lac@uc.pt

Os agendamentos são das 9h00 às 20h00, nos dias uteis e das 14h00 às 20h00, ao fim de semana.

No Porto:

No caso do Porto, os interessados poderão solicitar o agendamento da colheita da amostra através de uma das modalidades abaixo indicadas:

1) Envio de um e-mail para adc.pocidental@arsnorte.min-saude.pt com os seguintes dados: nome; número de utente SNS; data de nascimento; número de telemóvel; contato de email; morada de destino; cópia do bilhete eletrónico e/ou recibo de viagem.

2) Telefone – 220 412 254 (dias úteis entre as 13h00 e as 19h30)

Horário de agendamento: 2ª a 5ª feira entre as 13h00-15h00 e as 18h00-19h45, e à 6ª feira entre as 09h00 e às 11h00. Local de realização do teste: Rua da Constituição, 1656.

Segundo a Sonhando, esta medida enquadra-se na estratégia regional de conter e prevenir a covid-19 na região. Recorde-se que no dia 01 de Julho foi implementado o novo sistema de controlo de entrada de pessoas na Região Autónoma da Madeira no âmbito da pandemia covid-19.

Os passageiros que chegam à região, fazem um dos seguintes circuitos, identificada com uma cor (verde ou azul):

– Passageiro com teste PCR realizado previamente (até 72 horas antes da viagem) e validado pela Autoridade de Saúde, faz um circuito ‘verde’ no aeroporto e está dispensado de realizar novo teste, mantendo sempre a vigilância por parte da autoridade de saúde;

– Passageiro sem teste: faz um circuito ‘azul’ no aeroporto e realiza teste PCR. Concluído o teste o passageiro regressa ao seu domicílio e ao hotel onde fez a sua reserva.

Os passageiros que fizeram teste no aeroporto saem com a recomendação de cumprir com o confinamento até que lhe seja comunicada o resultado do teste (tempo estimado até as 12h).



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter