Início B1 Turismo de Portugal dedica semana ao Turismo

Turismo de Portugal dedica semana ao Turismo

O Turismo de Portugal (TdP) dedica esta semana ao sector com um conjunto de iniciativas que se iniciam hoje, segunda-feira, e decorrerão até ao próximo dia 1 de Outubro, associando-se, assim às celebrações do Dia Mundial do Turismo.

O arranque está marcado para hoje, em Coimbra, com a conferência da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), que contará com a presença do ministro da Economia, Pedro Siza Vieira e da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques. Neste mesmo dia, às 18h30, a Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril acolhe a Gala dos Hospitality Education Awards, evento que marca a inauguração do renovado auditório desta instituição de ensino.

A 28 de Setembro, às 09h00, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, o NEST – Centro de Inovação do Turismo aborda a inovação no turismo sob o mote ‘Cuidar do Presente e Preparar o Futuro´, seguindo-se, às 15h00, na Estação Ferroviária de Vale do Peso, no Crato, a cerimónia de lançamento dos primeiros seis concursos dos imóveis do domínio público ferroviário, no âmbito do programa Revive Natureza.

Ao longo de todo o dia, entre as 08h30 e as 17h30, decorre no Casino Estoril o Leadership Summit Portugal, um encontro onde, através da participação do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, se vai analisar o tema da inclusão e diversidade ao turismo.

Na quarta-feira, dia 29 de Setembro, é adjudicada a construção da nova Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão. Trata-se da obra de requalificação da antiga prisão da cidade, local onde vai nascer um edifício praticamente de raiz, com todas as especificações técnicas necessárias à formação turística e hoteleira.

A cerimónia de assinatura do contrato de adjudicação das obras de requalificação tem início às 11h30 e conta com a presença da secretária de Estado do Turismo, da presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, do presidente do Turismo de Portugal, do presidente da Estamo, Alexandre Santos, e do director da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, Pedro Moreira.

Neste mesmo dia decorre, a partir das 17h00, o Portugal Real Estate Summit, no Hotel Palácio Estoril, onde Luís Araújo participa no debate subordinado ao tema ‘Trends & future ahead for the tourism industry’.

No dia 30 de Setembro, pelas 10h30, será a vez do lançamento da primeira pedra da unidade de alojamento da ala Sul do Mosteiro de Santa Maria de Arouca, ao abrigo do Programa Revive, e onde estarão presentes, para além da secretária de Estado do Turismo, a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, e o CEO do Grupo MS Hotels, Pedro Mesquita de Sousa.

Às 14h30, o Turismo de Portugal organiza a sessão online ‘Reactivar o Turismo – Gerar Negócio’, de acesso livre, e onde, no âmbito do plano ‘Reactivar o Turismo. Construir o Futuro’, será apresentado o Plano de Marketing Destino Portugal.

Ainda neste dia, pelas 15h30, a Portugal Ventures organiza o webinar ‘A inovação no turismo não tecnológico no pós-pandemia’ que contará com a presença de Rita Marques, moderação do NEST – Centro de Inovação do Turismo e a participação de relevantes players do sector.

Às 17h00 na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto decorrerá a aula inaugural deste novo ano lectivo, que conta com as intervenções da secretária de Estado do Turismo e do presidente do Turismo de Portugal. O contexto actual que se apresenta ao sector, com especial ênfase nos desafios que Portugal terá que superar e o papel que os alunos de hoje, profissionais de amanhã, desempenharão para que o país mantenha o seu posicionamento de destino turístico de referência internacional, serão alguns dos temas a analisar.

Segue-se, às 18h30, a apresentação do livro ‘Portugal e o Turismo: processo, recursos e competitividade’, publicação cuja coordenação é responsabilidade dos professores Luís Pestana Mourão, Ricardo Pinto e Luís Ferreira, e que no dia seguinte é apresentado em Lisboa, às 17h00, no Hotel Sofitel.

Paralelamente a este conjunto de iniciativas, nas várias regiões do país irão ocorrer reuniões de trabalho entre a secretária de Estado do Turismo e os empresários e entidades do sector.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMOSiga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter