Início B4 Taxas do turismo de Lisboa criam nova valência cultural na capital

Taxas do turismo de Lisboa criam nova valência cultural na capital

O Primeiro-Ministro elogiou esta segunda-feira as chamadas ‘taxas e taxinhas’ do turismo de Lisboa. António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa assinalaram a conclusão das obras no Palácio da Ajuda.

O presidente da CML, Fernando Medina, referiu que o tempo veio dar razão à opção de usar a taxa turística de Lisboa para financiar a obra, realçando que 17 milhões da verba usada são do Fundo para o Desenvolvimento Turístico.

Os 31 milhões de investimento necessários para concluir a ala poente que vai acolher o futuro Museu do Tesouro Real – que abrirá ao público em Novembro – resultam de um acordo entre o Estado, o Turismo de Lisboa e a Câmara da capital, que entrou com 17 milhões, provenientes do fundo de desenvolvimento turístico.

– Convém não esquecer que esta é a designação eufemística do que popularmente ficou conhecido como as ‘taxas e taxinhas’ criadas pela cidade de Lisboa e suportadas pelos turistas. Foram essas taxas e taxinhas que permitiram a constituição deste fundo, defendeu António Costa.

O Primeiro-Ministro afirmou que a nova ala do Palácio Nacional da Ajuda vai contribuir para o aumento da oferta cultural de Lisboa e insere-se na estratégia de desenvolvimento e pólos culturais de forma descentralizada pelo território.

O Presidente da República defendeu que as jóias da coroa estarão no museu não como ícones da monarquia, mas como legados e símbolos não apenas do poder político, mas da continuidade da soberania.

– Esta parceria permitiu não apenas que se completasse um desígnio adiado, mas uma saudável dose de orgulho nacional de tudo o que este país viveu em mais de dois séculos, um património que não recebemos a título de inventário, mas que nos compete assumir por inteiro, referiu o Chefe de Estado, destacando o longo e instrutivo passado de Portugal, repleto de lições de futuro.

Tal como Costa, o autarca da capital salientou o acerto da decisão de criar a taxa turística em Lisboa, criticando os que diziam que ia afastar os turistas O tempo veio dar razão a esta opção, disse.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter