Taxa turística de Gaia vai ter dois valores 

A futura Taxa de Cidade de Vila Nova de Gaia, nome que substitui o até aqui designado como Taxa turística, custará dois euros em época alta e metade em época baixa. Uma decisão agora tomada e aprovada em reunião de câmara.

Assim e a partir de setembro, vai ser cobrada uma taxa para dormidas de turistas, com a novidade de nos meses de verão ser de dois euros – valor é igual ao que o Porto já anunciou – e na outra metade do ano (época baixa) ser de um euro.

Esta tarde, explicou à vereação que a taxa, que agora se chama ‘Taxe de Cidade’, ia ser implementada em abril, mas foi decidido mudar o regulamento.

A este propósito, o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, explicou que há sazonalidade na pegada ecológica. Existe, de facto, um impacto diferente em meses de época alta e baixa. Este é um regulamento de Segunda Geração. O município adiou a implementação da taxa (a taxa estava inicialmente para começar a ser cobrada em abril), preferido abdicar de dois/quatro meses de receita e implementar uma taxa justa.

Refira-se ainda que além dos valores, foi alterada de 13 para 16 anos a idade em que é paga por dormida, entre outros aspectos.