A operação para as férias de Verão está a correr muito bem. Esta é a avaliação de Cláudia Catarão, directora de produto e contratação na Solférias, que dá como exemplo Cabo Verde, com os voos quase cheios. A procura pelo arquipélago estende-se ao réveillon, com vendas já concretizadas.

Já no que concerne ao Norte de África a atenção dos portugueses têm-se centrado em Saidia, com a Solférias a ter, este ano, cinco charters – e praticamente cheios. Mas a grande novidade este ano prende-se com os combinados que juntam praia com safaris. Um produto que se destina a um cliente que não quer só praia e quer experimentar, pelo menos, um safari. A oferta já é algo extensa, como refere João Cruz, director de produto e qualidade na Solférias, que dá como exemplo África do Sul, Namíbia, Quénia e Moçambique. Em termos de destino Hurghada é a grande novidade.

O certo é que este ano registou-se um aumento de capacidade em todos os destinos, com antecipação de venda. Com a procura a aumentar face ao ano anterior.  A prova é que, estando no início de Junho, há destinos esgotados. Mesmo para Setembro há destinos onde já há (muito) poucas vagas disponíveis. Monastir e Saidia são dois dos destinos onde é quase impossível conseguir um lugar.

O Egipto, com Hurghada, está a surpreender. Um destino que foi lançado no mercado mais tarde do que o habitual e que com cerca de dois meses de operação já vendeu mais de mil lugares vendidos.

Na avaliação do mercado verifica-se uma maior procura por destinos de médio e longo curso. Aliás, como refere João Cruz, actualmente, dois terços da oferta, em volume, da Solférias, são de médio curso e cerca de um terço em longo curso. Isso e uma antecipação de compra. A prova é que as ofertas para o réveillon já estão disponíveis (pelo menos algumas delas) e já há vendas concretizadas.

Este ano, segundo João Cruz, houve uma especial procura para a Ásia, com destinos a duplicar a procura. Mas não foram os únicos a crescer. O mesmo aconteceu com Cabo Verde, com São Tomé, com Marrocos e Tunísia.

por Alexandra Costa



Mais notícias em OPÇÃO TURISMOSiga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter