Início B1 Siza Vieira: Portugal é uma marca líder em matéria turística

Siza Vieira: Portugal é uma marca líder em matéria turística

Nos últimos anos, desde 2011 até 2019, crescemos mais de 60% no que respeita às receitas internacionais do turismo, porque fomos buscar turistas de mais países, ao longo de todo o ano, e para mais regiões, afirmou o ministro Pedro Siza Vieira aquando da sua intervenção da 5.ª conferência da Organização Mundial de Turismo sobre Enoturismo, explicando que Portugal é um dos países da Europa que extrai mais receita por turista internacional e que esta cresceu mais de 60%, entre 2011 e 2019.

O governante afirmou que o futuro do sector em Portugal tem como base três pontos: chegar a mais mercados; ter um turismo todo o ano, combatendo a sazonalidade; e, ter mais destinos.

Para isso, explica Siza Vieira, é preciso investir em produtos turísticos que atraiam turistas para outras regiões do país, para além daquelas que são as regiões turísticas tradicionais, o Algarve, a Madeira ou Lisboa, revelando que um dos pilares desta estratégia tem sido o enoturismo, área em que o Governo já apoiou, desde 2019, 60 projetos, entre novas unidades de alojamento, salas de prova, formação de pessoal e desenho de rotas turísticas, que permitiram atrair bastantes turistas.

Siza Vieira não só destaca que Portugal é uma marca líder em matéria turística, como também que quando terminarem as restrições às viagens que ainda se mantêm por causa da pandemia, a posição nacional nos mercados internacionais vai continuar a aumentar.

Para o ministro, nos últimos anos, Portugal melhorou muito significativamente a qualidade das suas vinhas e adegas e apostou na formação dos enólogos. Uma aposta que faz com que o vinho português seja hoje internacionalmente reconhecido, frisou.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMOSiga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter